Notícias

18/03/2022

Matemática para além da sala de aula: atividades lúdicas sobre a disciplina

A Semana da Matemática marcou a comemoração do Dia Internacional da Matemática, celebrado em 14 de março. O evento teve como objetivo promover e desmistificar a matemática levando conhecimento científico de forma lúdica e em situações diárias aos alunos.

Segundo Sandra Lieven, professora e assessora de Matemática do Ensino Fundamental II, para muitos estudantes, ainda é difícil compreender a importância da matemática ensinada na escola: “às vezes, os alunos apresentam uma visão imediatista, buscando aplicação diária de tudo que aprendem. Porém, a formação dessa disciplina vai muito além da aplicação de uma fórmula”.

É premissa do Colégio capacitar os alunos a pensarem e a tomarem decisões. Em Matemática, os alunos são apresentados a problemas em todas as aulas e provocados a usarem a criatividade e suas habilidades de raciocínio para resolvê-los. “Em todas as propostas, incentivamos a compreensão dos conceitos, encorajamos a ampliação do raciocínio, a justificativa das ideias e a generalização das situações apresentadas”, reforça Sandra.

Matemática na prática

O evento foi uma oportunidade que os alunos tiveram para colocar em prática todo o repertório de habilidades adquiridas até o momento. Vivenciaram uma semana repleta de desafios: atividades de estimativa que exploraram o senso numérico, desafios que exigiram interpretação e raciocínio, atividades em grupo que exercitaram a colaboração, além das brincadeiras, que envolveram e motivaram os estudantes.