Notícias

09/04/2024

A língua espanhola no Sabin: incentivo à cultura e à certificação

A importância da aprendizagem de línguas estrangeiras vai muito além do desenvolvimento de habilidades linguísticas. Ela também amplia a compreensão dos costumes e valores de outras culturas, o que enriquece o processo educacional como um todo.

No Sabin, o ensino da língua espanhola começa no 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, em salas de aula regulares. No início de cada ano letivo, os novos alunos passam por adaptações que visam a prepará-los para o contato com o idioma por meio da exploração de conteúdos e fundamentos essenciais. Uma parte elementar desse processo é o preparo especial oferecido aos alunos do 9º ano para o exame DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), um certificado reconhecido internacionalmente que atesta a proficiência em espanhol. Os diplomas DELE possuem grande prestígio, sendo reconhecidos não apenas por instituições de ensino, mas também por autoridades públicas e privadas, além de serem valorizados no mundo dos negócios. Eles representam uma garantia oficial da proficiência linguística em espanhol e são amplamente aceitos em muitos países, facilitando o acesso ao emprego e à educação.

Como incentivo adicional, o Colégio oferece aprimoramento e continuidade ao processo de certificação durante o Ensino Médio, por meio de aulas de língua espanhola no Departamento de Cultura, para os alunos interessados em seguir esse percurso.

Desempenho nos exames DELE em 2023

Em 2023, contamos com a participação de 49 alunos nos exames, resultando em 48 certificações de proficiência em espanhol, distribuídas da seguinte forma:

  •   Nível B2: 1 aluno
  •   Nível B1: 27 alunos
  •   Nível A2: 20 alunos

Esse desempenho reflete o compromisso e o sucesso dos alunos do Sabin na busca pela excelência no aprendizado da língua espanhola e na obtenção de reconhecimento internacional por suas habilidades linguísticas.