Notícias

19/01/2024

Desenvolvendo Power Skills no percurso escolar: A importância do pensamento crítico, raciocínio e criatividade

Durante a jornada escolar, a busca por excelência vai além da simples absorção de conhecimentos. O sucesso acadêmico e, posteriormente, na vida profissional, está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento das chamadas Power Skills ou habilidades poderosas. Dentre essas habilidades, destacam-se o pensamento crítico, o raciocínio e a criatividade, fundamentais para preparar os estudantes para os desafios dinâmicos e complexos que o futuro reserva. E a boa notícia é que elas podem ser construídas e desenvolvidas desde cedo, em sala de aula. 

Os conceitos de Power Skills estão diretamente ligados aos de Soft Skills (habilidades comportamentais) e Hard Skills (habilidades técnicas), que também dizem respeito a competências profissionais e acadêmicas. Embora seja confundida como sinônimo dessas habilidades, as Power Skills são a junção delas. Com o avanço de novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial (IA), novas competências e conhecimentos tornam-se essenciais. Confira alguns exemplos a seguir:


Pensamento crítico

O pensamento crítico é o meio pelo qual uma pessoa pode dar um passo atrás e refletir sobre o seu trabalho, relações e opiniões. Isso envolve análise, reflexão e avaliação de informações, essenciais para a tomada de decisões. Na escola, essa habilidade se traduz na capacidade do aluno de questionar, analisar argumentos e discernir entre informações confiáveis e aquelas que podem ser questionáveis. Quando desenvolvem o pensamento crítico, os estudantes aprimoram habilidades cognitivas e se tornam cidadãos mais conscientes e participativos na sociedade. Além disso, também ajudará os alunos a se destacarem no mundo do trabalho. 

Raciocínio

O raciocínio, por sua vez, refere-se à capacidade de processar informações de maneira lógica e estruturada. Ao promover essa habilidade ao longo da jornada escolar de crianças e adolescentes, os educadores contribuem para o desenvolvimento de uma base sólida para a resolução de problemas complexos. Com isso, os jovens ultrapassam a mera memorização e podem abordar desafios de maneira analítica, identificando padrões e formulando soluções inovadoras. 

Criatividade

Já a criatividade é uma das habilidades mais presentes e importantes no contexto educacional. Seu estímulo não se limita apenas às disciplinas artísticas, mas também se estende a todas as áreas do conhecimento. Quando os alunos aprendem a pensar fora da caixa, eles se tornam mais adaptáveis, capazes de enfrentar problemas com abordagens inovadoras e de contribuir para o desenvolvimento de soluções originais. 

Conheça outras habilidades relacionadas às Power Skills:

Inteligência emocional

A Inteligência emocional tem se destacado como um conceito amplamente valorizado pelas empresas, mas também é fundamental em várias áreas da vida. Essa competência refere-se à habilidade de compreender as próprias emoções e gerenciá-las de maneira inteligente e responsável. Pessoas dotadas dessa inteligência demonstram maior empatia e se colocam no lugar dos outros de forma genuína, resultando na conquista da confiança de colegas e todos ao redor. 

Comunicação

Saber se comunicar com clareza também é extremamente importante para o sucesso profissional. Na verdade, ela sustenta quase todas as outras habilidades. Além disso, a comunicação é uma das Power Skills mais valorizadas pelas organizações. Essa aptidão ajuda o profissional a atingir cargos mais altos, uma vez que ele consegue expressar com clareza suas ideias, chamando a atenção de clientes e superiores. Também está relacionada à capacidade de expressar ideias de maneira clara, ouvir atentamente, e compreender a perspectiva dos outros. 

Trabalho em equipe

A capacidade de colaborar de forma eficaz e trabalhar em equipe para identificar e implementar soluções inovadoras é fundamental para atingir as metas e objetivos, seja no ambiente escolar ou profissional. Esta habilidade não só promove a sinergia entre os membros de uma equipe, mas também aumenta a resiliência, permitindo que as pessoas se adaptem prontamente às mudanças e alcancem um desempenho superior.

Como ajudar o aluno a desenvolver Power Skills? 

De acordo com um artigo publicado pela Universidade de Cambridge, existem algumas maneiras de ajudar o aluno a desenvolver Power Skills no ambiente escolar. Entre elas está a criação de projetos de trabalho. Essa é uma das formas mais completas de aprender diferentes habilidades de poder e, ao mesmo tempo, um novo tema. Além de desenvolver o pensamento crítico para decidir o que pesquisar e o que fazer com as informações que encontram, os alunos aprendem como compartilhar a “carga de trabalho” e usar melhor seu tempo.

Embora as dinâmicas de encenação sejam comuns em diversas disciplinas, elas também podem ser usadas para aprimorar outras habilidades, como a negociação. Para isso é possível adicionar um elemento de reflexão, para que os alunos não aprendam o conteúdo ensinado e pensem sobre suas próprias técnicas de comunicação. 

Desenvolver as chamadas “habilidades poderosas” não é exclusivamente para profissionais do mercado de trabalho. A interconexão dessas Power Skills desde cedo no contexto educacional cria um ambiente rico e dinâmico, preparando os alunos para os desafios acadêmicos e para uma vida adulta plena e bem-sucedida. Por isso, é essencial que as instituições cultivem e incentivem esses conceitos, incorporando práticas pedagógicas que estimulem o pensamento crítico, o raciocínio e a criatividade e outras competências durante todo o percurso escolar.