Notícias

20/11/2020

Ensino Médio: nova fase, novos desafios

A transição do Ensino Fundamental II para o Ensino Médio traz novos desafios para os alunos e as famílias. São novas responsabilidades, preocupações, ansiedades e muitas dúvidas quanto à nova rotina e às decisões a serem tomadas. Com o objetivo de ajudar na preparação para essa nova etapa, o Colégio Albert Sabin organizou uma série de atividades direcionadas aos pais e estudantes do 9o ano.

A primeira delas foi um webinar direcionado exclusivamente aos pais e responsáveis, que contou com a participação de Leo Fraiman, psicoterapeuta especialista em psicologia escolar e juventude, da Prof.ª Áurea de Souza Bazzi, coordenadora do Ensino Médio, e a mediação de Alexandre Bandeira, jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e editor da Revista Mais. O encontro, que ocorreu em 2 de setembro, teve o objetivo de abordar as particularidades dessa faixa etária e a estrutura do Ensino Médio no Sabin.

Na sequência, os alunos participaram de três atividades distintas. Em 17 de setembro, o encontro foi com Leo Fraiman, na palestra Meu projeto de vida, para uma conversa sobre a capacidade de fazer escolhas (pessoais e profissionais) e as situações desafiadoras que a nova fase reserva a cada um.

A segunda atividade, realizada em 18 de setembro, foi a oficina Minha história, meus sonhos, meu projeto de vida!, realizada pelo psicólogo consultor em educação Ricardo Frenkiel, que ofereceu importantes reflexões sobre a preparação para os caminhos futuros.

O último encontro dos alunos foi em 22 de setembro, com a Prof.ª Áurea de Souza Bazzi, coordenadora do Ensino Médio. A conversa foi uma oportunidade de tirar dúvidas sobre o curso e saber mais sobre o dia a dia dessa nova fase.

Acreditamos que essas ações contribuirão para as boas escolhas que nossos alunos farão no futuro!