Notícias

15/01/2024

Por que a escolha da escola da Educação Infantil é tão importante?

Você sabe a importância que têm as experiências vivenciadas por uma criança em seus primeiros anos de vida? De maneira geral, a percepção comum é de que as estruturas cerebrais já estão completamente formadas no nascimento, e que não ocorrem quaisquer alterações ao longo do crescimento das crianças. Entretanto, o desenvolvimento cerebral dos pequenos durante a Primeira Infância é fundamental e estabelece a base para o aprendizado de habilidades cruciais. Por essa razão, uma Educação Infantil de qualidade poderá impactar o crescimento do seu filho de modo positivo e duradouro. Saiba como neste artigo!

A criança e seu desenvolvimento

Durante o período conhecido como Primeira Infância, que compreende os primeiros seis anos de vida, a criança desenvolve habilidades essenciais para adquirir novos conhecimentos e adaptar-se a diversos ambientes e situações. É importante destacar que, nesse intervalo, aproximadamente 90% do cérebro se forma até os cinco anos de idade, o que mostra o enorme potencial cerebral nessa fase, de acordo com um relatório de Margaret and Wallace McCain Family Foundation, instituição do Canadá. Diversos estudos também demonstram que a evolução do cérebro acontece a uma velocidade incrível nesse período – a 1 milhão de conexões entre neurônios por segundo – sobretudo com estímulos e interações com os pais, cuidadores, família e outras crianças. 

O papel da educação básica

Na Educação Infantil, as crianças não apenas absorvem conhecimento, mas também aprendem a planejar, avaliar e ter consciência se seu próprio pensamento e aprendizagem. É desta maneira que elas também adquirem desde cedo a habilidade de se adaptar às mudanças e demonstrar resistência em situações difíceis. Competências essenciais para qualquer fase da vida, não é mesmo? Ou seja, quanto melhor for a “construção” do cérebro nesta fase, melhor será a preparação das crianças para o futuro.

Diante dessa perspectiva, a relevância da Educação Infantil é inegável, especialmente a educação básica, composta por creche e pré-escola. O tipo de estímulo oferecido à criança é extremamente importante e deve ser levado em consideração pelos pais, uma vez que ele influencia tanto o desenvolvimento imediato quanto o de longo prazo da criança, além de contribuir para a construção sólida e bem-sucedida dos fundamentos necessários ao crescimento integral dos pequenos.

Além disso, na Educação Infantil, as crianças adquirem os pré-requisitos primordiais para a alfabetização, incluindo vocabulário, sentido narrativo e habilidades de compreensão de textos. Uma abordagem de qualidade permite que as crianças desenvolvam habilidades fundamentais enquanto desfrutam de brincadeiras, um componente vital para o seu crescimento, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Pesquisas evidenciam que as crianças que participam consistentemente da educação infantil apresentam resultados substancialmente superiores em seu desenvolvimento global e desempenho acadêmico ao longo de sua jornada educacional. Assim, investir em uma Educação Infantil de excelência não apenas molda o presente, mas também lança as bases fundamentais para um futuro educacional robusto e bem-sucedido.

A escolha da escola

Agora que você já sabe como ocorre o desenvolvimento de uma criança e o papel da da educação básica, fica fácil entender por que a escolha da escola para a primeira infância é importante, não é mesmo? Afinal, é nessa fase que são estabelecidos os alicerces para o aprendizado futuro. Por isso, escolher uma instituição de qualidade com um ambiente seguro, estimulante e enriquecedor, na qual as crianças têm a oportunidade de explorar, descobrir e desenvolver habilidades é essencial e faz toda a diferença. Isso porque a qualidade da Educação infantil influencia diretamente o crescimento cognitivo, social e emocional da criança, fornecendo a base para um crescimento saudável e bem-sucedido.

Além disso, a escolha da escola de Educação Infantil também impacta a forma como a criança percebe a aprendizagem e a escola como um todo. Uma instituição que valoriza abordagens pedagógicas inovadoras, estimula a criatividade e promove a interação social positiva contribui para o bom desempenho integral do seu filho. Proporcione à criança um começo de vida educacional que favoreça o amor pelo aprendizado!