Notícias
02/09/2015
Semana Sabin incentiva boas práticas de saúde
Em homenagem ao patrono do Colégio, Dr. Albert Bruce Sabin, de 24 a 29 de agosto promovemos uma série de atividades com os alunos e colaboradores com o objetivo de incentivar a boa convivência, a harmonia e as boas práticas de saúde e alimentação.
A atividade sobre higiene bucal, realizada com o Maternal II, foi só diversão! Os alunos participaram de uma escovação com o Leão e o Jacaré Bocão e aprenderam mais sobre o tema em uma roda de contação de histórias. Já o Pré I visitou o busto do nosso patrono, Dr. Albert Sabin, na entrada do Colégio, e aprendeu um pouco mais sobre sua história como pesquisador e médico e sobre o desenvolvimento da vacina oral para a poliomielite.
Ainda na Educação Infantil, os alunos do Pré II colocaram a mão na massa e participaram de uma atividade na Cozinha Experimental. Com foco na alimentação saudável, as crianças prepararam tortas e bolos e convidaram outras turmas para saborearem os pratos preparados com a ajuda das professoras.
As turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental também trabalharam a alimentação saudável. Depois de debaterem em sala de aula o que são refeições de qualidade e definirem o que seria um lanche coletivo ideal para a saúde, os alunos do 1º ano realizaram um delicioso piquenique com alimentos trazidos de casa, como sucos, tomate, queijo branco e frutas. Já os estudantes do 2º ano foram incentivados pelas professoras e pelos próprios colegas de sala a trazerem comidas mais saudáveis em suas lancheiras. Todos os dias, na hora do lanche, a turma ficava de olho para ver se os amigos estavam cumprindo o combinado.
A “professora Meleca” também esteve na Semana Sabin! Ela falou com os alunos do 3º ano sobre reciclagem e coleta seletiva com o objetivo de reforçar a Campanha Recicla+, do Sabin. Meleca também deu explicações sobre os coletores distribuídos pelo Colégio, contando o que deve ser descartado em cada um.
Os alunos do 4º ano participaram de um debate sobre higiene e saúde depois de assistirem a alguns trechos do filme “Osmose Jones”. A ficção aponta o corpo humano como uma grande cidade e os microrganismos, como os seres humanos. O objetivo da atividade foi ensinar às crianças como funciona o corpo humano e como o organismo reage no combate às doenças.
Encerrando as atividades do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, as turmas do 5º ano elaboraram rótulos de garrafas d’água com informações importantes sobre o líquido. Além disso, as crianças fizeram descobertas sobre consumo consciente, alterações do clima, camada de ozônio e preservação dos recursos hídricos.
No Ensino Fundamental II, os alunos do 6º ano participaram da atividade Cinema Científico, em que assistiram ao documentário “Muito além do peso” e debateram sobre obesidade infantil, hábitos alimentares, alimentação saudável e a influência da comunicação mercadológica na escolha dos alimentos que consumimos.
Já o 7º ano trabalhou a importância de uma convivência saudável por meio do curta “Os pássaros”, da Pixar. Após assistir ao filme, os estudantes conversaram sobre temas como respeito às diferenças, preconceito por conta da aparência, bullying, autoimagem, imagem social e a força do coletivo.
Os alunos do 8º ano participaram do projeto Nutrição e Movimento, organizado pelos professores de Educação Física em parceria com a professora de Ciências Gizele Gasparri. Em Ciências, os jovens foram orientados a respeito dos alimentos que devem ser consumidos antes e depois da prática de exercícios físicos. Em Educação Física, fizeram uma caminhada no bosque do Parque dos Príncipes e participaram de atividades esportivas no ginásio do Colégio. Ao final, saborearam um delicioso piquenique com um cardápio rico em carboidratos e proteínas.
As turmas do 9º ano assistiram a uma palestra sobre drogas ministrada pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio, juntamente com a assessora do Departamento de Química do Colégio, Marcela Gaeta. O tema também foi trabalhado com o Ensino Médio, que assistiu a uma palestra sobre os aspectos jurídicos do uso de drogas, com o investigador Alexandre Avilez, do Departamento Estadual de Investigações Sobre Narcóticos (Denarc).
A Semana Sabin foi assim, repleta de atividades que possibilitaram que todos os alunos do Colégio vivenciassem momentos de reflexão sobre as ações que podemos adotar para ter uma vida mais saudável. Confira em nosso Facebook tudo o que foi publicado durante a Semana Sabin: facebook.com/ColAlbertSabin