Abertura do Festival de Esportes celebra os Jogos Olímpicos!

“Hoje, celebrando mais um capítulo do Festival, passaremos pela magia dos Jogos Olímpicos, os mitos e as lendas que povoam nossa cultura esportiva e que dão aos esportes um significado especial. Neste ano de Olimpíadas, nossa comunidade educativa almeja que o Esporte seja um forte exemplo de superação, perseverança, respeito às diferenças, e um polo de união e fraternidade entre os povos”.

Foi assim, com muito entusiasmo, que o professor de Teatro e assessor cultural do Programa Sabin+Esportes&Cultura, Ricardo Sonzin Junior, deu as boas-vindas aos alunos e convidados que prestigiaram a cerimônia de abertura do XVIII Festival Sabin+Esportes&Cultura, realizada em 16 de maio, no ginásio poliesportivo do Colégio.

Após a entrada dos alunos participantes das nove modalidades da competição – Basquete, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Natação, Vôlei e Xadrez –, foi anunciada a entrada das bandeiras Brasileira, do Estado de São Paulo e do Albert Sabin, e todos se levantaram para a emocionante execução do Hino Nacional Brasileiro, interpretado com maestria pelo Coral Oficial do Colégio e regido pelas professoras Angélica Micheletti e Marcia Bertti.

Em seguida, Giselle Magnossão, diretora pedagógica do Sabin, proferiu a declaração de abertura do Festival. “É com grande alegria que damos início a esta festa do esporte, que celebra os ideais do Olimpismo neste ano tão especial, em que sediaremos as Olimpíadas Internacionais. Isso nos lembra com mais força o sentido do esporte: valorizar o espírito coletivo, propiciar o intercâmbio cultural e o respeito à pluralidade. Nesta cerimônia, ao relembrar a história das Olimpíadas, nossos alunos celebram os jogos como a metáfora do mundo que queremos, em que as diferenças sejam respeitadas e, acima das divergências, do ganhar e do perder, os homens sejam capazes de construir uma cultura de paz e de entendimento global”.

Dando continuidade à cerimônia, o professor Ricardo Sonzin Junior anunciou a Atleta Símbolo da 18ª edição do Festival, a jogadora de basquete Adriana Moises Pinto Mafra, mais conhecida como Adrianinha, que defendeu a Seleção Brasileira por mais de dez anos. Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney/Austrália e medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Adriana inspirou os alunos ao falar sobre sua história e sua vivência como jogadora de basquete.

A fim de realizar o Juramento do Atleta, foram chamados ao púlpito a aluna Mariana Marcotti, da 2ª série do Ensino Médio, atleta de Futsal, e o aluno Leonardo Francisco Machado Trassi, do 9º ano do Ensino Fundamental, atleta de Basquete. Para encerrar a solenidade, o Coral Oficial do Colégio interpretou as canções “Aquarela”, “Isso Aqui, o que é?” e “Garota de Ipanema”, e as equipes de Balé, Dança, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica encantaram os participantes com a apresentação “Jogos Olímpicos”, que resgatou a essência das olimpíadas e o poder de sonhar.

Desejamos a todos um ótimo Festival Sabin+Esportes&Cultura!

Compartilhe