A prática da cidadania digital vem se tornando um exercício fundamental para a vida em sociedade. Com o novo cenário global, marcado pelo advento de uma série de tecnologias que vêm possibilitando diferentes formas de interação e práticas sociais, é essencial que saibamos exercer direitos e cumprir deveres. Nessa perspectiva, entre 10 e 14 de maio, foi realizado o Projeto ConectaS@bin para alunos, pais e professores com foco no uso produtivo, ético e saudável da internet.
O projeto é realizado desde 2015 e tem como objetivos propiciar importantes reflexões a respeito dos direitos e deveres de cada um no ambiente digital e conscientizar os alunos para o uso das tecnologias. Por meio dessa ação, são discutidos temas atuais com linguagem adequada a cada faixa etária.
Este ano, o tema trabalhado com a Educação Infantil foi “Tempo de brincar: na tela e fora dela”, em que os alunos foram provocados a falar sobre as brincadeiras que conhecem fora da tela e que podem ser realizadas em família ou pelas crianças sozinhas, fazendo um paralelo com brincadeiras na tela de que eles também gostem.
Com o Ensino Fundamental I, foi discutido o tema “Etiqueta digital: tempo de novas conexões”. Por meio de jogos, os alunos aprenderam sobre o assunto com a professora de Filosofia e com a equipe de Tecnologia da Educação (TE). Já com Ensino Fundamental II, foi abordada a questão da “Cidadania digital” contexto dentro do qual debateram sobre fake news e cultura de cancelamento, também com a equipe de TE.
O tema do Ensino Médio foi “Educação midiática”, que contou com a participação do jornalista Antônio Gois. No bate-papo, foi falado sobre como analisar uma informação e quais são as habilidades necessárias para a realização do trabalho de verificação.
Para os pais, foi realizada a palestra “Desafios e possibilidades para a educação em tempos digitais”, com a Profa. Dra. Lilian Bacich, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).