Pequenas atitudes como dizer “obrigado” e pedir “licença” podem mudar completamente nosso dia e o dia das pessoas à nossa volta. No caso do trânsito, são gestos singelos como esses que garantem a segurança de motoristas e pedestres. Por isso, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito, que promovam o respeito e a valorização da vida, o Sabin realizou, de 15 a 19 de fevereiro, mais uma edição da Campanha trânsito¬+educado, com ações direcionadas aos estudantes e às famílias.
Na Educação Infantil, o tema foi abordado de forma lúdica. Os alunos do Pré I e Pré II brincaram com motocas nas aulas de Psicomotricidade e, ao desempenharem os papéis de motoristas e pedestres, aprenderam uma regra essencial do trânsito: o respeito ao pedestre, sempre. Do Maternal II ao 1º ano do Ensino Fundamental, o que norteou o trabalho foi o livro “O Trânsito no Mundinho”, de Ingrid B. Bellinghausen, que trata do assunto de maneira divertida, porém com a seriedade necessária, e alerta para as boas práticas no trânsito. A partir do que foi discutido em sala de aula, o 1º ano construiu um painel para ilustrar a principal mensagem da campanha.
Nas turmas do 2º ao 5º ano, o trânsito foi trabalhado nas aulas de História, Geografia, Filosofia e Matemática, por meio da exibição de vídeos e do desenvolvimento de atividades diversas. Enquanto o 2º ano construiu um painel, os alunos de 3º e 4º anos elaboraram registros escritos, a fim de estabelecer uma relação entre as regras de trânsito e as de boa convivência na escola. O 5º ano fez uma pesquisa no Laboratório de Informática sobre as infrações mais cometidas na cidade de São Paulo, suas respectivas pontuações na CNH e os valores das multas. Os dados levantados serão utilizados para a construção de gráficos.
Já os pais tiveram uma surpresa ao longo da semana, na portaria do Colégio, com as divertidas intervenções da trupe Diálogos Acrobáticos. Ao esbanjar animação e criatividade, os artistas ajudaram a reforçar a importância de seguir as regras de trânsito. Além disso, as famílias também receberam um e-mail marketing com orientações sobre o processo de entrada e saída dos alunos nas diferentes portarias do Sabin, que conta com o auxílio de profissionais do Colégio para garantir o rápido embarque e desembarque.
De acordo com Giselle Magnossão, diretora pedagógica do Sabin, “o objetivo da Campanha trânsito+educado é promover a conscientização sobre a importância do respeito às regras de segurança, além de incentivar uma postura de solidariedade no trânsito. Apesar de o espaço externo ao Colégio ultrapassar a esfera de nossa atuação, acreditamos que uma boa escola deve buscar experiências educativas não apenas na sala de aula, mas em todas as esferas de sua convivência”.
Colabore você também e ajude a tornar o nosso espaço mais seguro e respeitoso, construindo um trânsito mais educado!