O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data é uma oportunidade para que a sociedade reflita sobre os impactos que tem causado no planeta e adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. Pensando nisso, os alunos da 1ª série do Ensino Médio, na aula de Geografia, após assistirem a um documentário e discutirem sobre o tema, foram incentivados a produzir um texto sobre o saneamento básico no Brasil.
Os alunos pesquisaram sobre o acesso à água tratada, coleta e tratamento do esgoto e o novo marco legal (Lei nº 3.261), aprovado pelo Senado Federal em julho de 2020, para construírem os argumentos necessários para a produção. Para ampliar o repertório sobre o assunto, foi apresentado aos alunos o trailer do filme “Doidos de pedra: o paraíso ameaçado”, documentário dirigido pelo cineasta carioca Luiz Eduardo Ozório. O filme retrata a poluição na baía de Sepetiba, na capital do Rio de Janeiro, no bairro de Guaratiba, zona oeste da cidade.
Segundo Maria Angélica Tozarini, professora de Geografia responsável pela ação, a educação ambiental é fundamental para a conscientizar sobre a preservação e conservação da natureza: “a partir do momento em que a conscientização sobre o equilíbrio ambiental se torna um pensamento espontâneo, as práticas de conservação tornam-se ‘naturais’, pois mostram uma prioridade humana: a boa qualidade de vida – um bem comum para todos os habitantes”.
Confira as redações elaboradas pelos alunos:
Matheus Scavone Afonso, Mariana Soares Appolari, Cauê Ferreira dos Santos, Daniel Jun Yamamoto
Henrique Carvalho, Thiane, Beatrice Miwa e Marcos Santa Bárbara
Daniel Pretto Vivancos, Luisa Della Volpe Gonçalves, Gabriel Kazuo Tsuzuki e Gabriela G. Sholze.