Notícias

15/12/2023

O valor do esporte na formação: conheça os benefícios da atividade física no desenvolvimento social e emocional de crianças e jovens

Praticar um esporte tem um papel fundamental na formação de um indivíduo, influenciando não apenas o aspecto físico, mas também o emocional, social e cognitivo. Ao oferecer programas de esportes de excelência para crianças e adolescentes, cria-se um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades atléticas e para a construção de cidadãos mais completos e resilientes.  Por isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. A data, celebrada em abril, ressalta a importância do acesso ao esporte por pessoas de todas as idades, em todo o mundo. Em função disso, a adoção de um estilo de vida ativo desde cedo estabelece bases sólidas para hábitos saudáveis que podem perdurar ao longo da vida. 

Desenvolvimento Físico e Saúde Integral

Na infância, o impacto mais evidente é o desenvolvimento físico. Com a prática regular de atividade física, as crianças aprimoram a coordenação motora, ganham resistência, flexibilidade e fortalecem a estrutura óssea e muscular. Além de contribuir para o desenvolvimento adequado dos sistemas musculoesquelético e cardiovascular, a prática da atividade física ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Já a queima de calorias ajuda na prevenção e controle da obesidade.  

A exposição a diferentes modalidades desportivas, como dança, ballet, basquetebol, ginástica ou natação, também promove a diversificação das capacidades motoras e proporciona uma base sólida para a participação em atividades físicas ao longo da vida. A prevenção de lesões, o fortalecimento muscular e a melhora da postura são benefícios adicionais que contribuem para a saúde física geral dos jovens.

Desenvolvimento Social e Emocional

Além do aspecto físico, o esporte proporciona diversos benefícios para o desenvolvimento emocional e social das crianças e jovens. Isso porque as atividades esportivas ensinam valores essenciais para a formação do indivíduo, como trabalho em equipe, respeito, disciplina e tolerância à derrota. Com a competição saudável, os alunos só têm a ganhar, seja aprendendo a lidar com desafios, superar obstáculos e celebrar conquistas, ou promovendo o crescimento emocional e a construção da autoestima. Um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco e Centro Universitário de Maringá investigou 71 adolescentes praticantes de esportes. Eles constataram que os jovens com maior tempo de prática apresentaram melhor desempenho em questões relacionadas ao trabalho em equipe, estabelecimento de metas, liderança e comunicação, quando comparados aos adolescentes com menor tempo de prática.

Com o avanço das pesquisas nas últimas décadas, o esporte tem sido apontado como uma ferramenta valiosa para promover o Desenvolvimento Positivo dos Jovens (DPJ), uma abordagem criada por psicólogos americanos na década de 1990 com foco em compreender o jovem como indivíduo com potencial para o desenvolvimento saudável, a partir do envolvimento com atividades pró-sociais. Nesse cenário, o esporte é um dos principais instrumentos para as life skills, ajudando os jovens a terem sucesso dentro e fora do contexto esportivo. 

O Esporte como Ferramenta Educacional

Para o aproveitamento de todos os benefícios trazidos pela prática de esporte e atividades físicas, é essencial contar com um programa de excelência com diferentes modalidades. Professores especializados não apenas instruem técnicas e táticas, mas desempenham um papel ativo no acompanhamento integral do desenvolvimento dos alunos. Identificar potenciais talentos, desafios individuais e oferecer suporte personalizado são algumas das oportunidades que contribuem para promover uma abordagem holística para o crescimento e aprendizado. 

Programas com diversas opções extracurriculares e o ensino de excelência com base em alta performance criam uma atmosfera enriquecedora que potencializa os resultados da atividade física além das quadras. Essa abordagem integral contribui para a formação de indivíduos mais conscientes, responsáveis e comprometidos com suas comunidades. Nesse contexto, o esporte também torna-se uma ferramenta educacional valiosa para moldar caráter e cultivar valores essenciais. A participação e o incentivo dos pais também é fundamental no rendimento dos filhos. Um estudo feito por pesquisadores italianos e publicado na Europe’s Journal of Psychology mostrou diversos benefícios em relação ao envolvimento dos pais na vida esportiva dos filhos. O incentivo, elogios, palavras de encorajamento e empatia são algumas formas com as quais os pais podem ajudar os filhos na vida esportiva. 

Cuidados antes de começar uma nova atividade

É importante considerar a afinidade com o esporte e respeitar o gosto individual de cada criança. O tipo de modalidade deve também ser escolhido de acordo com a idade, o ritmo de crescimento, o desenvolvimento global e as habilidades de cada criança ou adolescente. Crianças com boa concentração e coordenação podem participar plenamente de esportes coletivos como vôlei, futebol, basquete e handebol. Para quem é mais agitado ou distraído, a natação e a prática de exercícios são opções recomendadas. Crianças com disciplina e autocontrole podem focar em atividades como ginástica, balé, tênis ou artes marciais. Aqueles com grande força se destacam mais em esportes como rugby e boxe.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), bebês que ainda não começaram a engatinhar podem ser incentivados a alcançar objetos, segurar, puxar, empurrar e movimentar cabeça, corpo e membros. As crianças de 0 a 2 anos também devem receber atividades incentivadoras, mesmo que por curtos períodos de tempo, várias vezes ao dia, tais como saltar, pular ou correr. Para crianças dos 3 aos 5 anos, as brincadeiras aquáticas, ciclismo, corrida ou jogos com bola são mais adequadas. De acordo com as recomendações da SBP, crianças e adolescentes de 6 a 19 anos devem acumular pelo menos 60 minutos diários de atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa, que aumentam a respiração e a frequência cardíaca.

O valor do esporte na formação de um indivíduo transcende as fronteiras do campo de jogo. Ao proporcionar experiências esportivas de excelência, com professores dedicados e especializados, estamos investindo no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, preparando-os para mais do desafios atléticos, mas para enfrentar as complexidades da vida com resiliência, ética e determinação.