Este ano, quatro alunos do Sabin foram premiados na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP-2017). Artur Laurindo, Gabriel Rodrigues Camargo, Pedro Herrero Petti e Raquel Belinne Cruci conquistaram medalha de bronze na competição.
Na fase final da olimpíada estadual, que aconteceu em 10 de junho no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), os participantes assistiram a experimentos demonstrativos preparatórios para a prova e tiveram duas horas para responder as questões. No mesmo dia, a Comissão Julgadora corrigiu os exames e premiou com medalhas os 50 vencedores da OQSP-2017.
De acordo com o professor de Química do Sabin, Leandro Holanda, “um dos aspectos mais interessantes dessa competição é o fato de a etapa final ser experimental, pois isso exige que os alunos aprofundem seus conhecimentos em Química por meio da prática em laboratório e ampliem seu aprendizado, desenvolvendo habilidades como observação e interpretação”.
A Química e as Olimpíadas
A primeira etapa da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo envolveu a elaboração de uma redação sobre o tema “Química nas Olimpíadas”, aproveitando o interesse gerado pelos Jogos Olímpicos Rio 2016. A redação escrita pela aluna Raquel Belinne Cruci ficou entre as 20 melhores e foi publicada no site da OQSP-2017.
Ao tratar de contribuições da química para o desenvolvimento dos esportes olímpicos, os autores dos textos dissertativo-argumentativos puderam abordar aspectos referentes aos atletas (nutrição, suplementos, substâncias lícitas e ilícitas e sua detecção por análises químicas), equipamentos esportivos (trajes, instrumentos, veículos) e/ou estádios e instalações (pistas, quadras, piscinas, coberturas, pira olímpica, iluminação, sustentabilidade e redução de emissões de CO2).
Organizada pela Associação Brasileira de Química (ABQ), a olimpíada conta com a participação de estudantes de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio das redes pública e privada do Estado de São Paulo e tem como principais objetivos envolver os estudantes em uma atividade estimulante, que os leve a refletir sobre a importância da química no contexto atual e futuro, além de revelar jovens talentos.
Parabéns a todos os alunos que participaram da OQSP-2017!