Prosseguir encoraja alunos na passagem para Fundamental II

A passagem dos alunos do 5º ano para o Ensino Fundamental II é marcada por mudanças significativas. A coordenação e os professores são diferentes, as aulas acontecem em um novo prédio, aumenta o número de disciplinas e de docentes e, acima de tudo, delegam-se cada vez mais responsabilidades aos estudantes, o que exige deles uma maior autonomia.

Com o objetivo de ajudar os alunos a se sentirem mais confiantes nessa mudança de ciclo, a coordenação do Ensino Fundamental I promove o Projeto Prosseguir, com atividades lúdicas de integração e de confraternização que aproximam as turmas do 5º ano das experiências que serão vivenciadas no ano seguinte e garantem que o encerramento dessa etapa seja feito de forma bem descontraída.

De acordo com Dionéia Menin, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, um dos momentos mais interessantes do projeto, que este ano aconteceu de 24 de novembro a 9 de dezembro, é o encontro do 5º ano com os colegas do 6º ano. “É muito bacana, porque os alunos que vão ingressar no Fundamental II podem tirar suas dúvidas com colegas que passaram pela mesma situação no ano anterior e agora já estão adaptados ao 6º ano”, explica Dionéia.

As turmas do 5º ano também conheceram o coordenador Laércio Carrer e a orientadora Elaine Ramos, com quem conversaram sobre os desafios e rotinas do 6º ano, e tiveram contato com alguns de seus novos professores. Além de vivenciarem aulas de produção de texto com as professoras Maria Cristina Viegas e Simone Verdun Souza, os alunos participaram de um encontro com os professores de Biologia Aymar Macedo e Gizele Gasparri, para falar sobre as mudanças da puberdade, e fizeram a diagnóstica de Inglês, prova que define em qual nível eles vão estudar o idioma no 6º ano, série a partir da qual as turmas são formadas de acordo com o nível de conhecimento dos estudantes.

Para sair da rotina e se despedir do Fundamental I com muita diversão, os alunos participaram de gincanas na piscina, preparadas pelos professores de Educação Física, e de oficinas circenses, com direito a malabarismo com argolas, lenços e bolinhas, manipulação do laço e equilíbrio do chapéu, do prato e na perna de pau. Eles também brincaram com jogos de tabuleiro em sala de aula e fizeram um delicioso piquenique no pátio do Colégio.

Também teve espaço para a cultura e a reflexão no Projeto Prosseguir: os alunos do 5º ano assistiram ao filme “Nanny McPhee”, que abordou a questão da autonomia e valores como amizade, respeito e solidariedade, e ao musical “Kirikú e a Feiticeira”, produzido pelos grupos de Teatro, Coral e Dança do Programa Sabin+Esportes&Cultura.

“Todas essas atividades, por mais simples que pareçam, fazem toda a diferença nesse momento de transição do 5º para o 6º ano, que poderia ser permeado pelo medo do desconhecido. Ao aproximar os alunos do 5º ano das experiências que estão por vir e proporcionar momentos lúdicos no encerramento dessa etapa, o Projeto Prosseguir acaba funcionando como um ritual de passagem e os alunos realmente se sentem mais seguros diante do novo”, finaliza a coordenadora Dionéia Menin.

Compartilhe