XVIII Desafio de Xadrez de Chocolate: treinar xadrez e praticar a solidariedade

Em 8 de abril, realizamos o XVIII Desafio de Xadrez de Chocolate, evento anual em que os alunos do Fundamental I participam de uma atividade saborosa de xadrez com direito a peças de chocolate. O exercício incentiva o espírito solidário por meio de uma campanha de arrecadação de ovos de Páscoa para instituições de amparo social. Durante o evento, acontece a tradicional Simultânea de Xadrez, que, neste ano, contou com a participação especial do enxadrista Rafael Leite.

Presente no Colégio desde a fundação, o xadrez está inserido na proposta pedagógica do Sabin em três circunstâncias: como parte da matriz curricular obrigatória do Fundamental I (2º. a 5º. ano); como atividade oferecida pelo Programa Sabin+Esportes&Cultura a alunos de 2º. ano do Fundamental até o Ensino Médio, com uma aula por semana; e, para aqueles que mais apreciam a prática, como esporte de treinamento. O Desafio de Xadrez de Chocolate é mais uma forma de incentivar e motivar a prática do xadrez entre os alunos. “O xadrez trabalha competências e valores que servem para além do jogo”, diz Dionéia Menin, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e do Fundamental I.

Técnico de xadrez escolar, Antonio Carlos de Resende, mestre internacional e professor de xadrez do Colégio, é o responsável por ensinar e treinar todos esses alunos, junto ao professor Paulo Nicolini. Segundo Resende, o Colégio solidifica a preocupação com o progresso de seus alunos oferecendo atividades de complementação acadêmica, como o xadrez.

Simultânea de Xadrez

A Simultânea é uma atividade de aprendizado de xadrez cujo desafio é enfrentar um jogador gabaritado, que joga contra várias pessoas ao mesmo tempo. Desta vez, o convidado foi Rafael Leite, enxadrista e proprietário da Academia Xadrez Brasil. O objetivo da atividade é melhorar o nível do jogador por meio da observação da técnica do mestre. Além disso, visa a facilitar o intercâmbio do aluno com um mestre de xadrez e a aumentar o apoio da família à atividade.

Espírito de solidariedade e doação

Neste ano, os alunos do 5º. ano foram convidados a cuidarem da tradicional Campanha de Doação de Ovos de Páscoa. Eles assumiram a campanha com uma postura de corresponsáveis e com muito trabalho. Segundo a Prof.ª Luciana Acorsi, Orientadora Educacional, “ao longo do processo, pudemos observar os alunos transbordando energia e, com o sentimento de pertencimento, gerenciaram a própria aprendizagem, construindo, assim, um percurso rico em novos saberes”.

Para Luciana, o Colégio tem um papel decisivo nesse processo, pois o protagonismo infantil conecta a criança a diversos espaços e apresenta a ela inúmeras possibilidades de aprendizado. “São propostas como essa que possibilitam aos alunos criarem laços mais fortes de amizade, tornarem-se mais cooperativos e se conectarem com outras realidades sociais, exercitando, assim, a empatia”, completa.

Foram arrecadados mais de 660 ovos de chocolate, destinados à EMEI Pedrosa Horta e à Casa Bom Caminho.

Cobertura fotográfica:  LES Fotografia Escolar 

Compartilhe