Notícias

10/10/2019

Confira a programação do XIII Festival de Teatro

É chegado o momento de mostrar o resultado do trabalho de um ano inteiro de dedicação das trupes de alunos-atores dos Grupos de Teatro do Colégio Albert Sabin! Vocês são os nossos convidados especiais para compartilharmos a alegria de ver nossos jovens atuando.

Preparamos sessões exclusivas para pais e convidados dos atores, conforme a programação abaixo. Os alunos participantes dos Grupos de Teatro serão convidados para a Noite de Premiação do Festival, que acontecerá em 28 de novembro, às 20h.

PROGRAMAÇÃO

Acima de qualquer suspeita
Turmas: 6°, 7°, 8° e 9° anos da tarde
Data: 17/10 (quinta-feira). Horários: 18h30 e 20h30.
Sinopse: Será que toda integridade, todas as considerações de confiança, de boas reputações e de credibilidades são questionáveis? Será que todo e qualquer incidente pode assumir um aspecto decisivo em uma trama? As aparências e as condutas enganam, ou confirmam as dúvidas? Fatos são a mesma coisa que suposições? Palpites, hipóteses ou intuições são capazes de nos conduzir à verdade com total segurança? Enfim, neste espetáculo, será possível descobrir que toda coerência está, no mínimo, “acima de qualquer suspeita”.

Newsies
Turma: Inglês
Data: 23/10 (quarta-feira). Horário: 20h.
Sinopse: O espetáculo é situado na cidade de Nova Iorque, na virada do século passado. Nele, um grupo de adolescentes jornaleiros, órfãos e sem-teto, os “newsies”, liderados por Jack Kelly, sonham com uma vida melhor, longe das dificuldades de se morar e trabalhar nas ruas. No entanto, quando o poderoso da redação do jornal The World, Joseph Pulitzer, aumenta os preços de distribuição dos jornais às custas dos jornaleiros, surge uma causa a mais para lutarem. Jack, então, mobiliza seu grupo a fim de organizar uma greve para atacar e protestar contra o aumento repentino do preço dos jornais.

Calunga
Turma: 7° ano da manhã
Data: 29/10 (terça-feira). Horários: 18h30 e 20h30.
Sinopse: Desde o lançamento do primeiro longa-metragem animado pela Disney, Branca de Neve e os Sete Anões, em 1937, os filmes de princesas encantam gerações. Entretanto, o mundo e a sociedade têm mudado drasticamente de lá para cá. De doces e ingênuas garotas, sempre à espera do amor verdadeiro para poderem, enfim, encontrar a felicidade, as princesas se tornaram independentes e buscam seus sonhos, que passam longe de se resumirem a encontrar um “príncipe encantado”. Pensando nisso, aqui no Brasil, uma empresária, de uma importante produtora de filmes brasileiros, parece que não está tão convencida de que tais princesas representem a mulher brasileira; afinal, elas estão longe da nossa cultura, do nosso povo, dos nossos costumes… Surge, então, a ideia de uma grande produção cinematográfica para recontar a lenda de Calunga, a princesa que, pelo poder de um Baobá, árvore sagrada, foi transformada numa boneca e tornou-se a Rainha do Maracatu, aquela que tinha a magia no olhar e transformava todo tipo de tristeza em alegria.

Os segredos de Encantalha
Turma: 6° ano da manhã
Data: 01/11 (sexta-feira). Horários: 18h30 e 20h30.
Sinopse: Três irmãs, diante da perda repentina de seu pai, deixam de gostar de ouvir as leituras das histórias antes de dormir. Em consequência disso, Encantalha, lugar mágico onde moram todos os seres encantados dos contos de fadas, corre um sério risco de deixar de existir. Caso isso aconteça, nunca mais a magia povoará os sonhos daquelas crianças, e elas perderão para sempre a capacidade de fantasiar. Diante deste grande desafio, a mãe das meninas resolve contar as histórias para elas. No entanto, sem sucesso. Faltava-lhe algo muito especial… Numa certa noite, após mais uma tentativa fracassada, ela, por encanto, vai parar em Encantalha, agora como uma linda e destemida princesa. Será ela capaz de desvendar seus segredos e salvar a magia que preenche o mundo dos sonhos de suas filhas?

Feito gelatina
Turmas: Ensino Médio
Data: 06/11 (quarta-feira). Horários: 18h30 e 20h30.
Sinopse: Há duas épocas na vida em que a felicidade está num pote de uma gelatina. Uma delas é na infância, e a outra, na velhice. Neste espetáculo, escrito por nós, atores do Ensino Médio, seremos uma metade infância e uma outra metade velhice. Crianças, para que não nos esqueçamos o valor do vento no rosto, e velhos, para que continuemos a buscar os propósitos que nos mantêm vivos.

A grande caixinha de medos
Turmas: 8° e 9° anos da manhã
Data: 11/11 (segunda-feira). Horários: 18h30 e 20h30.
Sinopse: Do lado de dentro da caixa, a transição, a aventura de cada descoberta, o desabrochar da sexualidade, as mudanças corporais e o imenso salto intelectual com o acúmulo de informações sobre o mundo, as responsabilidades crescentes e a luta pela autonomia, os conflitos domésticos e entre gerações, os conflitos com o outro e consigo, a inserção nas regras do jogo do mundo adulto, e a perplexidade diante da vida que se entreabre, com suas promessas de delícias e ameaças, as inseguranças e espinhas no rosto. Do lado de fora da caixa, os comportamentos e os códigos próprios, ambos desviantes dos padrões esperados, mas completamente legítimos, dos quais cada passo é compartilhado, e a confiança é incondicional. Do lado de dentro ou do lado de fora, apenas a arte de crescer e de conVIVER com a juventude.