Notícias

29/09/2022

Documentação Pedagógica: Valorizar o protagonismo das crianças

Documentar os processos de pesquisas das crianças é eternizar as memórias das aprendizagens e valorizar o potencial delas no desenvolvimento dos próprios conhecimentos. Com esse intuito, a professora Roberta Moretti Gomes, de artes, documentou as proposições das aulas, como forma de registro do processo vivenciado pelos alunos do Pré II e do 1º ano.

É por meio da documentação pedagógica que se estudam e planejam novos contextos investigativos, validando as hipóteses e as teorias trazidas por cada grupo, além de refletir sobre e compartilhar tais processos com toda a comunidade escolar. Segundo Roberta, a documentação pedagógica é um instrumento de comunicação que torna visível a aprendizagem, por sintetizar escolhas, concepções e processos de pesquisas das crianças: “Ao documentar, ao mesmo tempo que o processo de construção do conhecimento acontece, cria-se uma memória viva do percurso”, destaca.

É pelo processo de documentação que o professor, por meio da pesquisa e do estudo, elaborará novas perguntas e novos contextos investigativos, que desafiarão as crianças a repensar suas hipóteses e aprofundar o conhecimento de maneira significativa e prazerosa. Além disso, os registros contribuem para a reflexão do professor e para o planejamento de novas proposições, visando ao protagonismo da criança, validando o foco de interesse e o levantamento de hipóteses para futuras investigações que contribuirão para o desenvolvimento das expectativas de aprendizagens de cada faixa etária.

Confira abaixo a documentação que está em pleno processo de construção, guiando os grupos pelos caminhos da pesquisa e do aprofundamento de temas que são de interesse das turmas:

1º ano – Proposições com giz de lousa – Marmorização – Clique aqui  
1º ano – Oficina: Você sabe o que é um Abaporu?-  Clique aqui
Pré II – Estudo das materialidades usadas na Pintura Rupestre- Clique aqui