Notícias

19/03/2024

O Fórum de Profissões dedica uma manhã para informações sobre diversas carreiras

O Fórum de Profissões visa oferecer aos alunos do Ensino Médio uma imersão no universo das carreiras e da vida universitária. Marcado para o dia  6 de abril, o evento proporcionará palestras informativas, oficinas práticas e uma feira de universidades. Tudo com o intuito de auxiliar os estudantes na tomada de decisões sobre seus futuros profissionais.

Durante o evento, os alunos terão a oportunidade de vivenciar o ambiente acadêmico, conhecer diferentes instituições de ensino, entender as opções de cursos disponíveis, conhecer metodologias de ensino e se apropriarem de detalhes essenciais sobre a rotina profissional. Serão 21 palestras com diversos profissionais,  inclusive alguns ex-alunos do Sabin,  além de mais oito  oficinas para que os estudantes possam vivenciar na prática algumas profissões e uma feira de universidades.

 Além das atividades do dia 6 de abril, está programada uma palestra especial para os pais e alunos do Ensino Médio no dia 4 de abril, das 20h às 21h. O tema será “As habilidades do profissional do futuro: O que pais e filhos podem fazer no agora”, ministrada por João Marcelo Furlan, especialista em Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Pessoas e Aprendizagem Corporativa. Além de uma extensa formação internacional e vasta experiência em diversas áreas, Furlan é autor de best-sellers e renomado palestrante internacional. Tem formação pelo Insper-SP com foco em Finanças e Estratégia e possui mestrado nas áreas de Gestão Comercial e Marketing pela Bocconi, na Itália, e pela ESADE, na Espanha.  No mesmo dia, das 18h30 às 19h30, a equipe da ‘Daqui Pra Fora’, parceira do colégio que prepara estudantes para os processos seletivos de universidades no exterior, realizará uma conversa com as famílias do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, sobre graduação no exterior.

Para conferir a programação completa do Fórum de Profissões, que acontecerá no dia 6 de abril, veja abaixo:

1º horário
Das 8h às 8h45

MEDICINA
Marina Zoega

Médica Dermatologista pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ela também é especialista em dermatologia cirúrgica e estética. Além disso, é Doutora em Medicina pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo e proprietária da Clínica Marina Hayashida Dermatologia em São Paulo – SP.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Rodrigo Amaral

Rodrigo Amaral, é ex- aluno do Sabin, atua como professor de Relações Internacionais na PUCSP. É Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP, PUCSP). Pesquisador e Analista de política internacional no Oriente Médio e Política externa brasileira. É membro do British Society for Middle East Studies (BRISMES). Membro da International Political Science Association (IPSA) e também do grupo de Pesquisa – GECI PUC (Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais). Além disso é pesquisador Associado do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE).

CIÊNCIAS SOCIAIS E HISTÓRIA
Mário Fonseca

Prof. Dr. Mário Fonseca é mestre em Antropologia e doutor em Sociologia pela PUC/SP. Atualmente, leciona Bases Conceituais da Ciência e Humanidades e Metodologia da Ciência nas Faculdades Oswaldo Cruz, onde compartilha seu conhecimento e experiência para formar novas gerações de profissionais.

DESIGN DE MODA
Fabiana Seto

Designer e ilustradora paulistana, formada pela ESPM em design com habilitação em comunicação visual e ênfase em marketing. Com Especialização em Ilustração (EBAC) e Coolhunting (FAAP). Freelancer com trabalhos feitos para PANOU, C&A, Pernambucanas, Líquido, Editora Blucher e Editora Abril.

Oficina: Design Gráfico e Digital
Nesta oficina será utilizada a técnica de estêncil. Trata-se de uma técnica de grafite usada para aplicar um desenho em uma superfície através do uso de tinta ou aerossol usando um molde que pode ser replicado várias vezes.

          Crimson – Writing your personal statement: dos and don’ts
Nesta oficina, os estudantes poderão trabalhar na elaboração de uma carta de apresentação pessoal para se candidatarem a vagas em universidades no Brasil e no exterior.

 

2º horário
Das 9h às 9h45

PSICOLOGIA
Camila Tarif

Camila Tarif Ferreira Folquitto é psicóloga (USP), com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, também pela Universidade de São Paulo. Realizou pós doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista. Autora de livros, artigos e materiais em Psicologia do Desenvolvimento. Tem experiência em campos diversos da Psicologia, tais como as áreas acadêmica, clínica, escolar e docência.

ADMINISTRAÇÃO
Carlos Nakano 

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP, 2007), possui especialização em Administração (UMESP, 2013) em Capacitação Gerencial (Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), 2002) e possui graduação em Administração (CUFSA, 1992). Atualmente é professor convidado no Instituto Mauá de Tecnologia. Tem experiência profissional na área administrativa com ênfase em Sistemas de Informação e na área fabril em controles de estoque e na programação e controle dos processos produtivos.

FARMÁCIA BIOQUÍMICA 
Caroline Heilbrunn

Farmacêutica formada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Trabalha com pesquisa clínica há mais de 21 anos. Gerente Sênior América Latina de Monitores de Pesquisa Clínica da BeiGene e Mentora de Profissionais de Pesquisa Clínica

ENG. QUIMÍCA E ENG. DE ALIMENTOS|
Glaciane Roland 

Com vasta experiência acadêmica e profissional, a Dra. Glaciane Roland se destaca como uma renomada profissional no campo da Engenharia de Alimentos e Nutrição. Graduada pela UNICAMP, com mestrado na USP e especializações em Microbiologia de Alimentos e Administração com ênfase em Marketing, sua carreira abrange desde o ensino universitário até cargos de gestão em órgãos públicos, como a direção geral da AGEVISA PB, onde implementou estratégias eficazes de vigilância sanitária. Com expertise em vendas técnicas e marketing, ela também contribuiu significativamente para o desenvolvimento de novos negócios e planos estratégicos em diversas corporações do mercado industrial de alimentos, demonstrando um notável perfil estratégico e consultivo.

 Viviane Kechichian 

Mestre e doutora em Engenharia Química pela Escola Politécnica da USP, com artigos publicados em revistas internacionais. Patente concedida pelo trabalho do mestrado sobre embalagens biodegradáveis ativas. Formação em Engenharia de Alimentos e atuação por dez anos na área de pesquisa e desenvolvimento de indústrias. Docente há 18 anos no Ensino Médio, curso superior, pós-graduação, Ensino Fundamental Anos Finais e ensino profissionalizante.

CINEMA 
André Borelli

André Borelli, 31 anos, é ex- aluno do Colégio Albert Sabin. É autor, diretor, produtor e ator brasileiro. É ator Graduado pelo Teatro Escola Macunaíma em 2009, Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo em 2013 e Pós-Graduado em Direção Teatral pela ESCH em 2014. Após dirigir e produzir 05 espetáculos originais em teatros de São Paulo e publicar dois romances, Borelli migrou para o audiovisual e começou a produzir os seus trabalhos originais no cinema. Desde então, sua trajetória como cineasta na, agora, Borelli Entretenimento, conta com 06 longas-metragens, distribuídos para mais de 40 países e com mais de 16 premiações internacionais de cinema, além de distribuição para redes de streaming como Amazon Prime Video e canais fechados internacionais como AMC. Neles, trabalhou com artistas consagrados e jovens potências da mídia social, como Dan Stulbach, Paulo Miklos (banda Titãs), Carol Bresolin, Dora Figueiredo, Gabriela Mag etc.

ENG. DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
Rafael Finardi Xidieh

É engenheiro e proprietário da empresa Hoffer Automação, fabricante de produtos inovadores para automação industrial, residencial e internet das coisas. Formado em Engenharia de Controle e Automação e pós graduado em Engenharia de Controle de Processos Industriais, já atuou em diversas empresas multinacionais em projetos para grandes empresas como Petrobras, Vale e Braskem.

Oficina de Arquitetura
O objetivo da oficina Explorando Arquiteturas ou Viagens pela Arquitetura é inspirar jovens a observarem o ambiente construído, motivando-os a compreenderem os espaços da cidade e despertando sua curiosidade sobre os edifícios e o espaço urbano. Durante a oficina, os alunos irão utilizar plantas simples utilizando aplicativos, além de imergir em exemplos de arquitetura e urbanismo de diferentes partes do mundo e épocas, tudo de forma digital.


Oficina de Marcas e Logotipos
O objetivo é criar o design de uma identidade visual de uma marca, por meio de um aplicativo gráfico gratuito.

Oficina de Medicina
O caminho percorrido pelo estudante do Ensino Médio até a formação médica especializada. Vivencie os primeiros procedimentos de suporte à vida e entenda o dia a dia de um estudante de medicina, como o curso é estruturado até a formação do médico especialista.

3º horário
Das 10h às 10h45

VETERINÁRIA
Rayssa Cubas

Ela é graduada pela Universidade de São Paulo e concluiu sua residência em Clínica Cirúrgica em 2018. Possui Pós-graduação em Oncologia de Pequenos Animais pelo Instituto Bioethicos. Entre 2019 e 2021, foi Responsável Técnica, Médica Veterinária e Cirurgiã na ONG Cão Sem Dono. Desde 2021, é Sócia Proprietária da Clínica Veterinária Centro Veterinário Domus Vita. Atualmente, atua como Oncologista Veterinária e Cirurgiã de Tecidos Moles, oferecendo serviços em seu centro e em clínicas parceiras. Realizou um curso reconhecido pela International Society for Eletroporation em 2021 e agora implementa Eletroquimioterapia em sua prática clínica. Além disso, gerencia as atividades administrativas e de marketing de sua clínica.

DIREITO
Ana Luiza Prado

Aprovada no primeiro concurso para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo em 2007, atuando na área da família e violência doméstica. No mesmo ano ingressou  nos quadros da Magistratura Paulista, como juíza substituta na circunscrição de Itapeva, divisa com o Paraná. Após quase 16 anos de carreira, foi promovida para o cargo de juíza titular da 2ª Vara de Família e Sucessões do Fórum Regional do Jabaquara. Atua também como juíza coordenadora nos cursos de formação inicial e vitaliciamento na Escola Paulista da Magistratura, com enfoque em interdisciplinaridade e desenvolvimento humano. E é juíza Formadora pela ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados).

JORNALISMO
Bia Azevedo

Graduada em Jornalismo pela FIAM – FAAM. Cursou Corporate Affairs na Fundação Getúlio Vargas, Public Relations Contemporâneas na ESPM, Liderança e Gestão de Pessoas no Insper e Gerenciamento de Crises na Aberje. Desde 2002 acumula experiência em comunicação corporativa com ênfase na gestão de estratégias de relações públicas e na construção e fortalecimento da reputação de organizações empresariais.

PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Rafael Carballo

Trabalha com marketing desde 2009, conectando marcas e produtos aos consumidores de forma significativa. Com mais de 12 anos de experiência em gestão de projetos, marketing e comunicação, nos últimos anos tem trabalhado com metodologia Ágil, mais próximo da inovação e na comunicação e crescimento de soluções disruptivas. Possui formação em Comunicação Social pela ESPM é  pós-graduado em Gestão e Marketing Digital também pela ESPM, para ampliar seus conhecimentos em liderança e todos os assuntos que envolvem marketing digital.

ENGENHARIA MECÂNICA / ENG. ELETRÔNICA E DE MATERIAIS
Nelson Netto

Nelson Netto formou-se em 2010 no Colégio Albert Sabin. Cursou Engenharia Mecânica na Escola Politécnica da USP de 2011 até 2016. Possui a certificação CFA (Chartered Financial Analyst) desde 2019. Em 2015, iniciou sua trajetória profissional na Voith Paper, como trainee de Engenharia. Foi analista de investimentos em ações na Itaú Asset Management (2015-2021), M Safra & Co (2021-2023) e Opportunity (2023). Em 2023, co-fundou a Acuto Capital, gestora de investimentos em ações.

BIOLOGIA
Marcelo Bellini Lucas

Marcelo Bellini Lucas possui Graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Nove de Julho (Uninove), Especialização em Manejo e Conservação da Fauna pela Pontifícia Universidade Católica e Mestrado em Conservação da Fauna pela Universidade Federal de São Carlos. Com ampla experiência acadêmica, atuou como professor no ensino fundamental e médio, docente em cursos superiores na área da Saúde e Ambiental, e coordenador de curso de especialização lato sensu. Atualmente, desempenha o papel de Analista de Exposição no Museu Biológico do Instituto Butantan, onde coordena a ambientação dos recintos de exposição, organiza a documentação do plantel, realiza manejo de anfíbios e répteis, ministra treinamentos sobre manejo de serpentes e cuida da preparação e manutenção do acervo biológico didático. Além disso, participa ativamente de projetos de pesquisa relacionados à herpetofauna.

Oficina de Empreendedorismo
Pensar no empreendedorismo por meio das inovações dos últimos 150 anos. Os alunos construirão uma linha do tempo, utilizando post-its e competindo entre si. Ao final, faremos uma análise das invenções, correlacionando com os empreendedores da época e os atuais, assim como quais soluções resolveram.

Oficina: Hult International Business School-How to write your CV.
A elaboração de um currículo será o foco desta oficina, que ensinará como estruturar este documento com o objetivo de indicar todo o potencial do candidato a uma vaga em uma universidade ou empresa.

4º horário
11h às 11h45

BIOMÉDICINA E ENG. BIOMÉDICA
Ana Paula Cury

Doutora em Microbiologia pela FM USP e atualmente coordena o Laboratório de Microbiologia do HC FMUSP e do Hospital São Paulo-UNIFESP. Como Coordenadora Executiva do Projeto FAPESP CEPID ARIES, concentra-se na resistência microbiana, enquanto contribui como membro do Comitê de Microbiologia da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial. Sua dedicação à pesquisa e liderança em microbiologia clínica destaca-se por sua influência na comunidade científica e na prática laboratorial.

ECONOMIA
Larissa Perez

Larissa trabalha com pesquisa econômica no Itaú BBA, focada na análise de empresas do agronegócio. Antes disso, teve passagens pela XP Investimentos e pelo J.P. Morgan. Larissa se formou no Colégio Albert Sabin em 2015, se graduou em Economia na FEA-USP em 2019 e obteve uma pós-graduação em Crítica e Curadoria de Arte pela PUC-SP em 2023.

ENFERMAGEM
Talita Pavarini

Dra. Talita Pavarini é enfermeira, doutora pela USP. Atua como coordenadora do Grupo de Práticas Integrativas e Complementares do Coren-SP e é membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do COFEN. Além disso, é fundadora e CEO do Instituto Pavarini.

ENG. DA COMPUTAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Rafael Penteado

Ex-aluno do Colégio Albert Sabin, é um profissional com uma década de experiência no mercado de tecnologia. Com um background em Engenharia de Computação pela POLI-USP e mestrado em Design pela FAUD-USP, ele já contribuiu para empresas de destaque, como Uber, Gympass, Nubank e Rappi. Atualmente, Mário dedica-se à gestão de produto na Totalpass, onde continua a fazer avanços significativos no campo da tecnologia.

ENG. AERONÁUTICA / ENG. AEROESPACIAL
Vinicius Caracik

Engenheiro Aeronáutico, graduado pela EESC-USP, em 2020. Estagiou na Airbus Helicopters na Alemanha e hoje é Engenheiro de Operações da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, sendo responsável pela frota de aeronaves Embraer da companhia

Oficina: ESPM na prática 
É um workshop que trata do desenvolvimento de um produto no mercado, os participantes vivenciarão na prática as experiências estratégicas na área de cada curso da ESPM: Administração, Ciências do Consumo, Design, Direito Jornalismo, Relações Internacionais, Ciência de Dados e Negócios, Cinema e Audiovisual, Comunicação e Publicidade, independentemente do curso escolhido, simulando assim o ambiente de trabalho.